Você acredita?

Sempre ouvi falar que os jovens sempre querem mudar o mundo, sempre vi esses jovens se tornarem adultos e esquecerem do que tanto queriam. Vejo esses adultos dizerem a nós jovens de hoje que todos vão querer isso e que há muita concorrência, além de que não conseguiremos ...
Porém, não se trata de concorrência, trata-se de estarmos JUNTOS. Vejo que há pessoas lutando para chegarmos a algum lugar e que todos nós temos a capacidade de crescer com responsabilidades e não sermos como esses adultos que esqueceram do que acreditavam...
O mundo não fluiria sem realizações de sonhos e não será salvo se esquecermos de ter esperança.
Não desejo crescer então se for para ser como um deles, creio que devemos mudar, devemos fazer todo NOSSO possível em NOSSO mínimo espaço nesse planeta, pois as pequenas atitudes 'juntas mudarão NOSSO Mundo!
[Autoria: Iara B. Falcade Pereira]

http://educacao.uol.com.br/filosofia/ult1704u36.jhtm

quinta-feira, 30 de junho de 2011

A História reflete no Presente

"A coroa portuguesa determinou no início da coloização as divisões territoriais ditas como 'Capitanias Hereditárias. Estas, ainda eram subdivididas em 'Semarias.
As divisões de terras feitas pela coroa iniciaram uma desigualdade da concentração fundiária na qual se encontra o Brasil atualmente. O fato de Dom João III tê-lo dividido desta forma deu vantagens a uns muito mais que outros, que nos mostram hoje que pelo interesse lucrativo, desde o passado o Capitalismo predomina e nos difere por camadas sociais.
A fama que a política adquiriu de suja e desigual, além de favorável a quem tem poder é uma questão histórica que vem sendo construida ao longo dos séculos.
Outro fato principal é que vê-se os reflexos da nossa história atuando fortemente nos dias de hoje. Isso porém, se não foi mudado durante os anos que se passaram, já está sendo enchergado por muitos, contribuindo então para uma futura mudança."
Autora: Iara B. Falcade Pereira
Data de produção de texto:13/06/2011

Observação: Essa redação histórico crítica foi feita na prova bimestral de História, cuja Professora Cássia pediu em uma questão uma pequena produção de texto a respeito da concentração fundiária brasileira desde a colonização da coroa portuguesa. Todos os alunos da turma também fizeram um texto abordando o tema citado e, por exposição de ideias foi postado no blog.

Obrigada pela atenção! =D

Iara Beatriz Falcade Pereira
Curitiba, 30 de junho de 2011    
Hora: 15:42

Um comentário:

  1. Muito interessante, bem escrito!
    O que me desespera é o tempo que ainda teremos que esperar e todas as batalhas que teremos que vencer para conseguir fazer a mudança acontecer.

    ResponderExcluir


(fonte de imagem: http://www.parana-online.com.br/charges/charge/1518/)